Lideranca com você

Distribuição de sementes e Patrulha Agrícola: projetos beneficiam produtores rurais em Itabira

O prefeito Marco Antônio Lage esteve na manhã desta segunda-feira (13) no distrito de Ipoema para participar da entrega simbólica de grãos de milho e feijão a produtores rurais da comunidade do Turvo. O encontro ocorreu no Museu do Tropeiro e contou com a presença do gerente regional da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater), Marcondes Carvalho, do secretário municipal de Agricultura e Abastecimento, Mauro Lúcio Ferreira, e do administrador distrital de Ipoema, Artur Matias.

Produtores rurais da região do Turvo receberam gratuitamente sementes de feijão e milho para plantio. As sementes foram disponibilizadas pela Emater em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (SMAA). Cerca de 400 produtores de Itabira foram contemplados com 400kg de sementes de milho prata, grão usado para o consumo humano ou produção de fubá e canjiquinha, além de 200 kg de feijão. A estimativa é de gerar um plantio de 20 hectares de milho e 5 hectares de feijão. Os produtores contemplados foram previamente cadastrados pela SMAA e Emater.

Proprietária de uma pequena chácara na região do Turvo, Dona Ana Martinha dos Santos foi uma das contempladas e recebeu com muita alegria as sementes de milho distribuídas para plantio. “Essas sementes vão ajudar muito. A gente já tem que comprar para alimentar e ainda ter que comprar semente fica muito caro. Eu mesma faço tudo: capino, planto e colho. E também planto de tudo no meu terreno, agora vou plantar o milho para colher em breve”, disse a produtora.

Patrulha Agrícola

Após a entrega dos grãos, o chefe do Executivo e equipe foram visitar duas propriedades rurais do distrito para ver de perto o andamento do projeto Patrulha Agrícola. Por meio do programa são disponibilizados equipamentos agrícolas, como retroescavadeira e tratores para contribuir com o pequeno produtor. Na comunidade de Chapada de Ipoema, o produtor Ivan de Jesus dos Santos está usando o maquinário para desaterro, onde vai construir uma casa e curral.

“No momento estou usando o serviço da retroescavadeira e vai me ajudar muito aqui. Se não fosse isso, não teria condições de fazer. Depois de pronto pretendo colocar umas vaquinhas boas, tirar leite para produção de queijo”, contou o produtor.

Para o prefeito, a valorização dos produtores de Itabira colabora com o desenvolvimento da região e é um passo fundamental para a diversificação. “Estamos retornando agora com a Patrulha Agrícola, sobretudo, atendendo os pequenos produtores que precisam muito deste incentivo e benefício oferecido pela Prefeitura. O governo apoia e incentiva o produtor rural do nosso município”, relata Marco Antônio Lage.

De acordo com o secretário municipal de Agricultura e Abastecimento, Mauro Lúcio Ferreira, foram cadastrados no projeto 260 produtores de Itabira e mais de 100 já foram atendidos. “O município está conseguindo atender as necessidades dos produtores da nossa região. O governo espera tornar o agronegócio um caminho para gerar renda e os produtores se sentirem apoiados nas suas produções no dia-a-dia”, garante o secretário.

Uma nova etapa da Patrulha Agrícola entra em ação com o período de chuvas, previsto para o mês de outubro. Neste momento, os produtores iniciam o plantio após o terreno já ter sido preparado.

Últimas Notícias

Com apoio da Prefeitura, Copa Luiz Miranda marca retorno do futebol amador em Itabira
Evento teve início neste domingo (24), no Estádio Israel Pinheiro Publicado em 24/10/2021 12:10
Vagas Sine Itabira
Sine Itabira Publicado em 25/10/2021 08:25 - Atualizado em 25/10/2021 09:02
Prefeitura de Itabira apresenta case de sucesso no enfrentamento à Covid-19
A abertura do evento aconteceu no teatro do Centro Cultural, nesta sexta-feira (22), e contou com a presença do prefeito Marco Antônio Lage e representantes da Vale e dos hospitais Israelita Albert Einstein, Municipal Carlos Chagas (HMCC) e Nossa Senhora das Dores (HNSD) Publicado em 22/10/2021 19:58
Ordem de serviço assinada: capela de Serra dos Alves será reformada em 3 meses
Documento que permite o início das obras foi assinado nessa quinta-feira (21), pelo prefeito Marco Antônio Lage, durante edição do programa Governo nos Bairros, no distrito de Senhora do Carmo Publicado em 22/10/2021 12:48 - Atualizado em 22/10/2021 17:27
Governo nos Bairros entrega reforma do Centro de Tradições e tem mais anúncios para Senhora do Carmo
Comunidade do distrito teve momento de interação com o prefeito Marco Antônio Lage, secretários municipais e servidores da Prefeitura de Itabira Publicado em 22/10/2021 16:06 - Atualizado em 22/10/2021 16:19
Saúde aplica segunda dose de AstraZeneca nesta sexta (22) e segunda (25)
Fique atento ao cronograma de vacinação e não deixe de tomar o reforço do imunizante Publicado em 21/10/2021 14:28 - Atualizado em 21/10/2021 15:55
Senhora do Carmo, Chapada e Barro Branco terão saneamento básico
O prefeito Marco Antônio Lage assinou um termo de colaboração técnica com a Associação Pró-Gestão das Águas da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul para elaboração de projeto de sistema de esgotamento sanitário para o distrito e mais duas localidades itabiranas Publicado em 21/10/2021 18:31 - Atualizado em 21/10/2021 18:51
Vagas disponíveis no dia 21 de Outubro de 2021
vagas empregos
@2021 Liderança com você