Lideranca com você

Itabira é selecionada em projeto para oferecer 100 vagas em escolinha de judô

A Prefeitura de Itabira por meio de uma parceria com o Projeto Ceder Para Vencer, patrocinado pela empresa Vale incentivado pela Lei Federal de Incentivo ao Esporte, oferece 100 vagas para crianças e adolescentes (masculino e feminino), entre 7 e 17 anos, praticarem aulas de judô durante um ano. As inscrições estão abertas e podem ser feitas na Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Juventude (SMELJ). As aulas serão realizadas no Ginásio Poliesportivo Maestro Silvério Faustino.

As aulas terão início neste mês de setembro e serão realizadas duas vezes por semana, sempre no contraturno escolar dos estudantes, com uma hora de duração.

O projeto busca trabalhar a autoestima do aluno durante todas as etapas. Um exemplo é o kit uniforme que cada atleta irá receber, contendo camisa, quimono e faixa novinhos. A entrega dos materiais garante que todos os alunos do projeto frequentem as aulas com igualdade, independente das condições financeiras das famílias.

Itabira foi uma das cinco cidades contempladas com o projeto. Ipatinga, Santana do Paraíso, Antônio Dias e Nova Era também vão ser beneficiadas com o projeto social. Ao todo, a ONG Ajudou vai oferecer 600 vagas para as aulas de judô.

A secretária Municipal de Esportes Lazer e Juventude Natália Lacerda avalia de forma positiva a parceria que pode incrementar o esporte em Itabira e contribuir para o desenvolvimento de crianças e adolescentes. “A parceria é muito benéfica para o nosso município. São parcerias como esta que a gente busca, ela traz um núcleo com profissionais qualificados e recebendo todo a estrutura necessária. Não tivermos que investir recurso e vamos poder oferecer prática de esporte, como busca o governo, de forma sustentável”, garante a secretária.

Para realizar os atendimentos, sem colocar as crianças e professores em risco, foi desenvolvido o Protocolo para a Retomada das Atividades Esportivas diante do contexto da Covid-19. As regras gerais de seguranças sanitárias serão adaptadas de acordo com a realidade da cidade.

- Distanciamento mínimo exigido durante as aulas (1 aluno a cada 2 m²);

Todos os alunos devem começar e terminar as atividades no mesmo espaço de tempo e saírem de forma ordenada, sem contato e aglomeração;
Término das aulas 10 minutos antes para não aglomerar com a turma da próxima aula.
O judô

A prática do judô traz benefícios para os atletas. Um dos princípios do judô ressalta a importância em formar não somente lutadores, mas também cidadãos que vão agir de forma correta na sociedade, proporcionando uma formação completa: física, espiritual e moral. A ONG Ajudôu tem como base os ideais desse esporte e fomenta projetos sociais esportivos de várias modalidades, desde 1995, visando a transformação das vidas de crianças e adolescentes.

Segundo um estudo da UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), o judô é uma das modalidades mais educativas do mundo, pois, além de todo o desenvolvimento motor que a prática proporciona, o esporte possibilita o relacionamento saudável com outras pessoas, utilizando o jogo e a luta como um integrador dinâmico.

“Os benefícios do judô são inúmeros, porque promove valores de amizade, participação, respeito mútuo e esforço para melhorar. A gente percebe a grande aceitação das famílias quando elas têm a oportunidade de colocar seus filhos e suas filhas nas aulas de judô, pois os ensinamentos adquiridos refletem no seu dia a dia de forma positiva”, afirma o Fundador e Diretor Executivo do Ajudôu, Júlio César Lana Jaques, que também é faixa preta de judô desde 1991.

Sobre o Ajudôu

O Ajudôu é uma Organização não Governamental, reconhecida pela utilidade pública nas esferas municipais e estadual. Foi fundado em 1995, em Timóteo-MG, e já atendeu mais de 30 mil crianças e adolescentes com aulas de judô e outros esportes gratuitamente. Atualmente, o Ajudôu está expandindo seus trabalhos para mais de 40 cidades em 4 estados diferentes.

Últimas Notícias

Com apoio da Prefeitura, Copa Luiz Miranda marca retorno do futebol amador em Itabira
Evento teve início neste domingo (24), no Estádio Israel Pinheiro Publicado em 24/10/2021 12:10
Vagas Sine Itabira
Sine Itabira Publicado em 25/10/2021 08:25 - Atualizado em 25/10/2021 09:02
Prefeitura de Itabira apresenta case de sucesso no enfrentamento à Covid-19
A abertura do evento aconteceu no teatro do Centro Cultural, nesta sexta-feira (22), e contou com a presença do prefeito Marco Antônio Lage e representantes da Vale e dos hospitais Israelita Albert Einstein, Municipal Carlos Chagas (HMCC) e Nossa Senhora das Dores (HNSD) Publicado em 22/10/2021 19:58
Ordem de serviço assinada: capela de Serra dos Alves será reformada em 3 meses
Documento que permite o início das obras foi assinado nessa quinta-feira (21), pelo prefeito Marco Antônio Lage, durante edição do programa Governo nos Bairros, no distrito de Senhora do Carmo Publicado em 22/10/2021 12:48 - Atualizado em 22/10/2021 17:27
Governo nos Bairros entrega reforma do Centro de Tradições e tem mais anúncios para Senhora do Carmo
Comunidade do distrito teve momento de interação com o prefeito Marco Antônio Lage, secretários municipais e servidores da Prefeitura de Itabira Publicado em 22/10/2021 16:06 - Atualizado em 22/10/2021 16:19
Saúde aplica segunda dose de AstraZeneca nesta sexta (22) e segunda (25)
Fique atento ao cronograma de vacinação e não deixe de tomar o reforço do imunizante Publicado em 21/10/2021 14:28 - Atualizado em 21/10/2021 15:55
Senhora do Carmo, Chapada e Barro Branco terão saneamento básico
O prefeito Marco Antônio Lage assinou um termo de colaboração técnica com a Associação Pró-Gestão das Águas da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul para elaboração de projeto de sistema de esgotamento sanitário para o distrito e mais duas localidades itabiranas Publicado em 21/10/2021 18:31 - Atualizado em 21/10/2021 18:51
Vagas disponíveis no dia 21 de Outubro de 2021
vagas empregos
@2021 Liderança com você